ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ITAJUBÁ
Família
e escola: articulando o conhecimento para a formação integral.
Corpo
Docente
Ceci
Morandin
Denise
Carla de Villa
Elisabete
Revers
Elisangela
Lorenski
Fernanda
Mazutti
Gabriely
Wronski
João
Cherobin
Leandro
Kist
Luiz
Périco
Marilize
Lucion
Noeli
Koswoski
Norberto
Araldi
Rafael
Forchezatto
Rita
Heneka
Rosane
Pagnussat
Sandra
Heneka
Josiane
Moura
Cristiane
de Souza
Descanso, SC Novembro
2015.
APRESENTAÇÃO
O estudo da Proposta
Curricular de Santa Catarina com debate sobre as áreas do conhecimento e suas
contribuições na Educação Básica e na Formação Integral do educando levou o
grupo escolar a indagar sobre as inquietudes que surgem no âmago do
relacionamento entre escola e família, e o ensino aprendizagem entre professor
e aluno. Buscou-se um maior entendimento por meio de pesquisa bibliográfica
acerca da família e escola, sua relação com a educação escolar com o apoio da
Proposta Curricular de Santa Catarina.
A escolha do tema do projeto justifica-se por ser fundamental no processo
de ensino e aprendizagem dos alunos, sendo ele, “Família e Escola: articulando
o conhecimento para a formação integral”.
A interação entre professor e aluno exerce papel fundamental no processo
de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Para haver aprendizagem o aluno
tem que se sentir motivado, seguro, amado, acolhido, aceito e ouvido, por isso
a importância dos profissionais da educação ter uma relação motivadora que
instigue os alunos para que o aprendizado seja significativo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Família é a base de
tudo na vida do ser humano. É na família que aprendemos as primeiras noções da
vida em sociedade, os primeiros conceitos de cultura, de respeito, de afeto e
de carinho.
Podemos perceber que
quando os pais se fazem presentes, mostrando interesse pelo filho, pela escola,
pelo que ele está aprendendo, pelas coisas que está fazendo ou deixando de
fazer e pelos seus progressos e necessidades, as crianças e adolescentes apresentam
maior motivação para o aprender, pois se sentem orgulhosas de seus feitos. O
laço escola e família é importante, pois é através dele que muitas vezes
conseguimos vencer obstáculos no transcorrer da vida escolar dos educandos.
Quando a criança sai
do seu primeiro grupo social que é a família passa por um processo muito
difícil até adaptar-se a uma nova forma de sociedade, ao entrar na escola a
criança precisa se desprender de seu mundo para viver em grupo, com novas
regras e pessoas diferentes ao seu redor. É nessa hora que o professor precisa
ter sensibilidade para com a criança que está entrando na escola, dar a atenção
necessária e principalmente incluí-lo com os demais alunos, é nesse momento que
a presença familiar é fundamental, o carinho entre família e escola, ambas
precisam se acolher, se entender e se ajudar para o bem comum desse educando.
Conforme TIBA (1998,
p.15) [...] devemos fazer uma reflexão a cerca do que há para ser ensinado às
crianças, sobre a metodologia que pode tornar mais coesa a ação docente, sendo
essa ação, uma alavanca que poderá ajudar a escola a encontrar saídas
legítimas, superar problemas morais e éticos os quais assolam o seu dia-a-dia,
vez que a escola não é única instância de formação e cidadania, nesse diapasão,
a família tem seu papel principal.
Já para SILVA
e ESPÓSITO (1990) é necessário reconhecer, portanto, que a escola é uma
instituição cujo objetivo principal é a socialização de conhecimentos
acumulados. Não há como negar que o papel inerente à escola seja a transmissão
do saber sistematizada a formação cultural como instrumento de inserção social
dos indivíduos enquanto cidadãos. É esta a sua função possível e indispensável.
(Silva e Espósito 1990, p. 25).
O
desenvolvimento do indivíduo e da sociedade depende cada vez mais da qualidade
e da igualdade de oportunidades educativas. A escola é um espaço concreto
fundamental para a formação de significados e para se exercer a cidadania na
medida em que possibilita a aprendizagem e a participação crítica.
A
escola, portanto, deverá respeitar os conhecimentos e valores que as famílias
possuem, promovendo a participação dos membros da instituição familiar em
diferentes situações.
Com base nesses aspectos
e juntamente com o estudo da Nova Proposta Curricular do estado de Santa
Catarina, acredita-se que o envolvimento da família na escola contribui para a
formação integral do educando.
OBJETIVO
GERAL
Desenvolver atividades
histórico-culturais para aproximar a família da escola resgatando e
socializando as atividades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Resgatar histórias, canções e
brincadeiras;
·
Vivenciar o resgate histórico-cultural;
·
Desenvolver a imaginação através de
histórias contadas;
·
Produzir textos de linguagem verbal e não
verbal;
·
Apresentar em forma de oficinas o resgate
histórico-cultural;
·
Envolver a comunidade escolar na
apresentação das oficinas;
·
Registrar em mídias digitais o trabalho
desenvolvido.
·
Pesquisar as propriedades para perceber o
processo de transformação do espaço geográfico a partir da Revolução Verde
(1970).
·
Construir maquete das propriedades.
·
Diálogo com membros mais antigos das
comunidades, fazendo o resgate histórico-cultural.
·
Pesquisar,
junto à comunidade escolar as atividades econômicas de maior relevância.
·
Visitar
propriedades a fim de aplicar os instrumentos de pesquisa (entrevistas e
questionários)
·
Representar
graficamente os resultados da pesquisa.
·
Envolver
a comunidade escolar na organização dos resultados da pesquisa.
·
Apresentar
em forma de oficinas o resultado da pesquisa.
·
Estimular
o cultivo de produtos orgânicos nas propriedades.
JUSTIFICATIVA
Percebe-se uma distância
entre família e escola, com isso surge a necessidade de aproximá-las para
conhecer melhor a realidade de cada um e também conscientizar a família sobre o
comprometimento no processo de ensino e aprendizagem. Tendo em vista a formação
integral do educando desenvolveremos o nosso projeto inter-relacionando as
diferentes áreas do conhecimento.
Nesse sentido, a Proposta
Curricular de Santa Catarina, envolvendo as áreas das LINGUAGENS, CIÊNCIAS
HUMANAS e MATEMÁTICA e CIÊNCIAS DA NATUREZA, dialogam entre si, construindo
assim, dentro do espaço escolar um ambiente democrático. Assim, o envolvimento
da comunidade escolar torna-se imprescindível, valorizando diferentes saberes,
motivando à formação integral.
ATIVIDADES A SEREM
DESENVOLVIDAS (AÇÕES NA ÁREA DA LINGUAGEM)
·
Pesquisa a respeito das origens étnicas
existentes na comunidade escolar;
·
Enviar por meio dos alunos atividades que
envolvam a participação dos pais:
-
Resgate de uma cantiga;
-
A confecção de um brinquedo;
-
Registro de um causo;
·
Elaboração de um questionário prévio com a
participação dos alunos a respeito de suas curiosidades.
·
Convidar uma pessoa que tem conhecimento
de uma cultura específica (italiano, polonês, alemão,...) para relatar a
respeito desta, o contexto histórico, dança, alimentação, vestes, língua,
organização comunitária envolvendo o questionamento elaborado anteriormente em
sala de aula.
·
Pesquisa;
·
Produções textuais e artísticas;
ATIVIDADES A SEREM
DESENVOLVIDAS (AÇÕES NA ÁREA CIÊNCIAS HUMANAS)
Atividade 1: visitar propriedade;
atividade 2: construção de maquete; atividade 3: trabalho voltado ao resgate
cultural e etnias.
·
Atividade 1: pesquisa nas propriedades:
com objetivo de conhecer os primeiros
proprietários (colonizadores), formas de trabalho desenvolvidas tendo presente
a evolução tecnológica nas últimas décadas, a partir da revolução verde (década
de 1970).
·
Se houve sucessão de proprietários e
elencar os motivos.
·
Pesquisar como era a sobrevivência das
famílias, o que produziam e o que produzem hoje.
·
Apontar mudanças no processo de produção.
·
Analisar melhorias e dificuldades
enfrentadas pelos proprietários antigamente e hoje.
·
Atividade 2: construção de maquete: os
alunos em grupo, deverão construir duas maquetes de uma propriedade visitada,
trazendo uma com perspectiva do antigamente e uma maquete da propriedade atual.
·
Atividade 3: resgate cultural e de etnias:
objetivo de trazer membros da comunidade que fizeram parte da construção das
comunidades, para uma conversa no grande grupo para o resgate cultural e das
etnias. Os alunos deverão trazer fotos antigas para perceber a mudança no
espaço geográfico.
ATIVIDADES A SEREM
DESENVOLVIDAS (MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA)
·
Visitação
de propriedades por amostra;
·
Aplicação
dos instrumentos de pesquisa;
·
Organização
dos dados coletados;
·
Construção
de gráficos e tabelas;
·
Socialização
dos resultados obtidos com a participação da comunidade escolar;
·
Palestra
sobre os benefícios do cultivo e consumo de produtos orgânicos;
·
Resgate
cultural da produção artesanal de alimentos sem o uso de aditivos químico
(iogurtes, queijos pães, chás e sementes).
ESTRATÉGIAS
(METODOLOGIA, PROCEDIMENTOS).
O
projeto foi elaborado com base na nova Proposta Curricular de Santa Catarina
que tem como objetivo uma formação integral do aluno.
Diante
disso o tema sugerido foi “Família e escola: articulando o conhecimento para a
formação integral.”. Diante do tema
sugerido:
- Pesquisa de campo: questionários, entrevistas e visitas
as famílias;
- Desenvolvimento das atividades: através de oficinas
práticas como, por exemplo, oficinas de dança, artesanato, jogos e
brincadeiras, contação de histórias, e expositivas como, por exemplo, comidas
típicas, fotos, músicas entre outras.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
SILVA, Rose
Neubauer e ESPOSITO, Yara Lúcia.
Analfabetismo e Subescolarização: ainda um desafio, SP: Cortez, 1990.
Santa Catarina
Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação
básica, 2014, 192p.
TIBA, Içami. Ensinar Aprendendo: Como superar os
desafios do relacionamento professor-aluno em tempos de globalização. São
Paulo: Gente, 1998.
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