PROPOSTA
CURRICULAR DE SANTA CATARINA
Reestruturação da Proposta Curricular
EEB ITAJUBÁ – DESCANSO/SC
Ceci M. Morandin
Dalvana Franzon
João Cheropin
Patrícia Catarina Gasperin
Rita Henecka
RESUMO
A reestruturação da Proposta Curricular de
Santa Catarina ocorreu em virtude dos novos desafios contemporâneos que fazem
parte do sistema educacional que necessita de um currículo pautado na proposta
histórico-cultural que valorize o cotidiano do educando em sua totalidade. Todo
o processo de desenvolvimento do documento, a produção do conhecimento só foi
possível com a participação da coletividade, de profissionais da Educação
Básica e da Educação Superior, com o objetivo da integralidade educativa
humana. Assume assim, o pensamento social, percebendo a integralidade educativa
como finalidade, tema central do percurso formativo no processo educativo.
Palavras
chaves: discussão; diversidade; currículo; integralidade;
evolução.
INTRODUÇÃO
Tendo bases pedagógicas na
teoria histórico-cultural e da atividade a proposta curricular de Santa
Catarina percebe o educando como ser constituído historicamente onde sua
singularidade constitui sua subjetividade. Sendo assim a discussão sobre a nova
proposta curricular de Santa Catarina dialoga sobre a educação integral e a
integralidade da educação. A integralidade da educação refere-se a completude
de um processo educacional sem etapismos nem fragmentações que dar-se-á em
período integral.
A diversidade de ideias marca
a nova proposta tornando imprescindível uma alternativa curricular ligada a uma
nova concepção de sujeito, de projeto de escola e de sociedade. Sendo que esta
alternativa curricular deve estar condizente com a realidade do sujeito sendo o
mesmo o ponto de partida do percurso educacional.
Estas mudanças deverão estar
articuladas coma as necessidades de cada comunidade integradora da unidade
escolar tornando possível a metamorfose de ensino, aprendizagem e
desenvolvimento humano pressuposta na PCSC.
DESENVOLVIMENTO
Percebe-se a integralidade
educativa como finalidade central do percurso formativo onde se busca maiores
possibilidades de transformação da sociedade. Para que isso ocorra é necessário
olhar o currículo como ferramenta que compõe e é composta pelo processo educacional
precisando dialogar sobre a diversidade identitária e cultural valorizando a diferença
como ingrediente essencial para a integralidade deste processo educativo.
Expõe-se a reestruturação
educacional para o suprimento destas novas necessidades sociais de uma educação
multidimensional que contempla à saúde, ao esporte, à inclusão digital e à
cultura propiciando a emancipação e a autonomia dos indivíduos tornando-os mais
críticos e ativos em sua vida educacional, social e pessoal.
As ações coletivas auxiliam no
desenvolvimento da dimensão intrassubjetiva/intrapsicológica fortalecendo a natureza
humana que se constitui nas relações intersubjetivas. Por este motivo a
mediação feita por meio da linguagem em formas distintas e com valorosa
importância já que é o elo que une conhecimentos, gerações, culturas e
conhecimentos diferentes, tornando esta rede do conhecimento a cada ligação
mais complexa e envolvente.
Também explana a necessidade
da evolução na aquisição do conhecimento que deverá conter ações conceituais,
problematizadoras, e coletivas sempre mediadas pelo educador.
O desenvolvimento das ações
conceituais referem-se as funções superiores da consciência sendo o resultado
dos conhecimentos que o ser humano vivencia na realidade na qual se encontra e
do conhecimento planejado e organizado através da escola.
Conforme (VYGOTSKY, 1993), os
seres humanos estabelecem relações sociais construindo sua história no grupo do
qual fazem parte, por isso através da comunicação e socialização modificam-se e
transformam-se mutuamente.
Quanto ao conceito origina-se
da socialização, sendo uma generalização de outros conceitos que se interligam
constituindo o todo.
As atividades principais do
sujeito nos processos de aprendizagem e desenvolvimento provocam mudanças
psicológicas e revelam outras mais importantes.
É necessário oportunizar aos
sujeitos atividades diferenciadas, mas com o mesmo significado e importância na
produção do conhecimento com valores estéticos e políticos.
Conforme estudos realizados
por pesquisadores se identificou seis atividades principais relacionadas a
teoria da atividade responsáveis formação de novas informações, dentre elas
destacam-se: a Comunicação Emocional que se estabelece diretamente com os
adultos por meio da comunicação; as Ações objetal-manipulatória, que são ações
socialmente elaboradas; os Jogos Protagonizados, por meio da experimentação de
vivencias nas brincadeiras, no
“faz-de-conta”, desenvolvendo nas crianças o ato criador, consciente e o
pensamento teórico partindo assim para a Atividade Sistemática, na escola onde
os sujeitos assimilam o conteúdo e as formas da consciência social. Os
conteúdos então estudados dão origem ao pensamento teórico, ou seja, ao
pensamento humano constituído historicamente, a consciência social que para
ajudar no desenvolvimento do sujeito necessitam de orientação, estudo e ações
que são promovidos pela escola.
As atividades de aprendizagem
são necessárias, portanto precisam ser orientadas e sistematizadas através de
um planejamento contínuo, mas flexível.
Vygotsky ressalta a
importância dos jogos protagonizados para o desenvolvimento das crianças na
pré-escola e no Ensino Fundamental, pois desenvolvem diferentes atividades
humanas.
Conforme a estruturação do
trabalho pedagógico existem diferenças importantes na organização das
atividades em sala de aula para formação de sujeitos devido as individualidades
do meio e das características, curiosidades e necessidades dos estudantes,
conforme determinado nos projetos escolares.
Para que realmente ocorra a
“educação”, formação integral é importante que os conteúdos trabalhados revelem
a identidade e autonomia para exercer seu verdadeiro papel, concebido somente
nos espaços escolares grupais.
O Projeto Político Pedagógico
(PPP) foi utilizado na primeira versão da Proposta Curricular de Santa Catarina
para expor as finalidades e as opções teóricas metodológicas nas instituições
escolares do Estado.
O Projeto Político Pedagógico
articula as dimensões de intencionalidade com as de efetividade e possibilidade
para ser viável e poder assumido coletivamente pelo grupo, ou seja, pelos
vários segmentos de comunidade escolar (gestores, professores, alunos,
funcionários, família e comunidade em geral).
Os atores envolvidos no
processo ensino e aprendizagem devem assegurar a qualidade do ensino e a
formação da cidadania, passaporte indispensável à participação na ampla
sociedade e que todos os alunos buscam adquirir na escola.
Sabemos que a meta de
universalização da Educação Básica no Brasil, especificamente quando nos
referimos a Educação Infantil e Ensino Médio demonstram melhoras nos
indicadores – IBGE (2010) e INEP (2013), mas ainda existem números
significativos quanto à retenção, interrupção escolar e defasagem idade/série e
estão presentes de forma significativa.
Para a Educação Integral a
escola é vista como um todo, ou seja, com olhar para o conjunto arquitetônico
num todo, reconhecendo todos os seus espaços que também se transformam em
espaços pedagógicos. Buscar também além dos muros da escola, buscar outras
perspectivas como: vizinhos e arredores desde são fontes importantes de
conhecimento e contribuem para a transformação social. Por exemplo, quando a
escola realiza atividades em clubes, espaços religiosos, praças, abrigos que
fazem parte da comunidade, mas que estão além das estruturas da escola. Deste
modo será capaz de proporcionar aprendizagens significativas partindo do
cotidiano do aluno e interligando-os aos conhecimentos sistematizados.
Como educadores necessitamos
compreender também, como ocorre a produção e reprodução dos conhecimentos na
escola (áreas, disciplinas, temáticas).
Existe, portanto a autonomia
para que a instituição escolar seja por série, ou ciclo, ou módulos, ou dentro
de outros modos, valorizando os sujeitos independentes dos locais onde vivem,
sendo urbanos, rurais, das periferias urbanas, quilombos, aldeias indígenas.
As experiências desenvolvidas
na Educação do Campo, Educação Escolar
Quilombola e Indígena, Casa Familiar rural devem estar interligadas
objetivando a produção de conhecimentos através do trabalho que realizam e dos
conhecimentos sistematizados.
A avaliação na Educação
Integral deve ser um instrumento de inclusão e não de classificação e exclusão.
A avaliação não é uma atividade isolada e de curta duração, ela compreende uma
caminhada contínua, que se estende ao percurso formativo, com constantes
elaborações e reelaborações de metas, finalidades e estratégias garantindo
assim novas oportunidades de aprendizagem; considerando as relações, as
vivências e por isso precisa ser flexível. Nessa caminhada da formação
integral, as estratégias da avaliação possibilitam modificações na pratica
educativa proporcionando novas oportunidades de aprendizagem.
CONCLUSÃO
É possível perceber que apesar
dos avanços na área educacional, assim como das próprias leis de ensino
precisamos buscar alternativas para contemplar todas as faixas etárias
utilizando diferentes espaços, havendo flexibilidade para modificações em todo
o processo de ensino-aprendizagem.
A qualidade da Educação Básica
somente será concretizada quando for possível um currículo onde o conhecimento,
o saber do cotidiano do aluno for articulado ao saber, ao conhecimento
sistematizado.
REFERÊNCIAS
COLL,
C. Psicologia e currículo: Uma
aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. São Paulo:
Ática, 1997.
RATNER,
Carl. A psicologia sócio-histórica de
Vygotsky: Aplicações contemporâneas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
SACRISTÁN,
J. Gemeno. O Currículo: uma reflexão
sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SANTA
CATARINA. Governo De Santa Catarina. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina:
formação integral na Educação Básica. 2014,192p.
Um comentário:
Considerando a Proposta Curricular como diretriz do nosso trabalho é importante que seja discutida, refletida e colocada em prática na nossa ação pedagógica.
Parabéns pelo trabalho desenvolvido por esta equipe escolar.
Postar um comentário