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Ana
Paula Filiceti
Camila
Capelari
Denise
de Villa
Gabrieli
Luiz Perico Neto
Marilize
Lucion
Rosane
Pagnussat
Escola
de Educação Básica Itajubá- EEBITAJUBÁ
24/04/2015
RESUMO
Desde 1980, as questões educacionais no Brasil tem ganhado espaço, pois
as políticas da época também propiciaram ações que envolveram professores,
técnicos e especialistas da rede estadual de ensino. Segundo a PCSC os fios
condutores que permearam o campo educacional foram: 1) Perspectiva de Educação
Integral e multidimensional do sujeito; 2) Concepção de percurso formativo; 3)
Atenção à concepção de diversidade no reconhecimento das diferentes
configurações identitárias das novas modalidades de ensino.Quanto mais integral
a formação dos sujeitos, maior será as possibilidades de criação e
transformação da sociedade.
Palavras
chave: Proposta
Curricular de Santa Catarina, Educação Básica e Integral
1
INTRODUÇÃO
O
presente Paper é o resultado de diálogos reflexivos, desenvolvidos entre
professores das diversas áreas do conhecimento, os quais envolvem a nova
Proposta Curricular de Santa Catarina.
A partir de leituras do texto da nova proposta, que versa sobre a
necessidade de sua reformulação em virtude das novas demandas de ensino e traz
um suporte epistemológico acerca do ensino integral, da formação histórica e
integral dos sujeitos
Sendo que a nova proposta nos desafia a pensarmos em estratégias para
quebrarmos as barreiras que dividem o nosso currículo atualmente, em pensarmos
em um novo currículo que possibilite a real integralização do ensino, a qual
garantirá uma formação mais completa do sujeito.
2
DESENVOLVIMENTO
A educação integral demanda de um currículo que contemple a realidade do
aluno, buscando experiências com as quais possam ser envolvidos e
apropriando-se do conhecimento. O sujeito tem o direito a uma formação que
reconheça e ensine a reconhecer o direito às diversidades e identidades culturais e por
esses meios desenvolver suas capacidades.
A PCSC afirma também que “os
seres humanos que vivem em grupos desenvolvem a necessidade de organizar as atividades
práticas e a interagir constantemente”. A PCSC orienta-se por interesses e
necessidades de todos os sujeitos, tendo em vista sua formação integral. As
ações pedagógicas na Educação Básica podem desenvolver nas pessoas
potencialidades de ser humano de diferentes natureza e não apenas determinados
aspectos.
Tendo como base os fundamentos teóricos medológicos da PCSC percebe-se
que o ser humano se apropria do conhecimento com base na experiência e na
realização de atividades articulando-as entre as gerações passadas e a
presente. A PCSC contempla uma citação de
Vygotsky “ ...a criança percebe e toma conhecimento da realidade que a
cerca”, assim sendo, o ensino de formação integral trás a necessidade de se
pensar em atividades de outras naturezas com significado pedagógico, pois os
processos de aprendizagem necessitam oferecer grande diversidade e vivência ao
longo do percurso de formação desses indivíduos.
Estudos sobre essa teoria da
atividade verificam que o ser humano desenvolve-se a partir da comunicação
emocional desde as primeiras semanas de vida e com o passar do tempo a criança
ocupa um espaço diferenciado na sociedade, passando a ter iniciativa,
espelhando-se nos adultos e reproduzindo em seu faz de conta a vida social. Com isso percebeu-se
que aos 06 anos de idade a criança está apta a ingressar no Ensino Fundamental,
que por intermédio do professor vai assimilar o conhecimento através da prática
de brincadeiras e jogos .
O autor Davidov salienta que as crises acompanham o desenvolvimento do
ser humano e marcam a passagem de um ciclo para outro, por isso é muito
importante uma boa instrução pedagógica, principalmente na pré escola onde
estão em desenvolvimentos diferentes capacidades humanas e ao mesmo se aplica a
criança do Ensino Fundamental a estruturação pedagógica , sendo que os jogos
por exemplo criam condições objetivas para a atividade em estudo, sendo sempre
muito importantes.
O planejamento do trabalho pedagógico escolar passa então a ter
atividades principais e não as etapas da educação básica, tendo em vista a
formação integral de diferentes sujeitos na Educação Básica.
A formação do percurso formativo deve ser concebida de acordo com o
contexto social, interesses e necessidades dos estudantes. Para que a formação
integral aconteça realmente, a escola precisa desempenhar não só a função
pedagógica mas também a social. Por isso
hoje a escola passa a trabalhar em conjunto com demais entidades da sociedade
onde a escola se encontra, buscando o envolvimento da família para que possam
fazer parte das decisões da escola.
O PPP ( Projeto Político
Pedagógico) é instrumento de movimento da escola e carrega consigo o potencial
de ser o condutor do contexto escola e sociedade. A ação pedagógica da escola ancorada
no percurso formativo, consiste em se repensar nos espaços, formas de
aprendizagem, superando atuais limites impostos pelos componentes curriculares.
O currículo que se realiza neste momento precisa de espaço físico e
condições didáticas que permitam ao sujeito realizar atividades próprias de
quem pesquisa. Uma educação integral não cabe somente dentro dos muros da
escola, pois buscar na sociedade espaços para a educação integral é ampliar o
repertório vivencial da vida escolar tentando relacionar os conceitos
sistematizados às vivências em sociedades. Para isso é preciso repensar o
currículo e disponibilizar formas de organização. É fundamental a escola
garantir a compreensão do sujeito em todo seu percurso formativo objetivando
seu desenvolvimento pleno, usando diferenciados métodos de avaliação incluindo
a do conselho de classe, para que se evite migração de educandos para exames de
certificação.
A escola tem função social e deve através de conhecimentos
sistematizados desenvolver o pensamento teórico e crítico de seus educandos e
possibilitar interações sociais que contribuam para a formação integral dos
mesmos.
3
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A partir das leituras e dos
diálogos da nova proposta curricular, compreende-se que para ter um efetivo processo de ensino
integral, que valorize e considere os saberes que o aluno constrói no seu
contexto formativo, bem como envolva e integre as diversas áreas do
conhecimento, a fim de que haja uma interdisciplinaridade e que o educando
possa refletir e relacionar os conhecimentos das diversas áreas, bem como as
suas vivências cotidianas.
No entanto para que isto se torne possível, faz-se necessário
repensarmos o currículo, e os professores pensarem em estratégias de ensino e
aprendizagem que privilegiam a formação integral do sujeito.
REFERÊNCIAS
Santa Catarina. Governo do Estado. Secretaria de
Estado da Educação. Proposta curricular de Santa Catarina, Secretaria de Estado
da Educação - 2014
2 comentários:
Sendo a Proposta Curricular a diretriz educacional do Estado de Santa Catarina é importante que seja estudada e discutida em grupo na escola,sendo aplicada por toda comunidade escolar.
Parabéns pelo estudo realizado e atividades desenvolvidas por este grupo.
Parabéns ao grupo.
A cultura forma sábios; a educação, homens.
Louis Bonald
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